O governador de Rondônia, Marcos Rocha, exonerou 11 pessoas indicadas pelo ex-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, após denúncias de articulações políticas no primeiro escalão do governo. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e ocorre após repercussão negativa envolvendo o grupo ligado ao ex-secretário.
Segundo denúncia publicada pelo jornal Rondoniagora nesta quarta-feira (02), aliados de Júnior Gonçalves continuam conspirando no primeiro escalão do governo, incluindo secretários indicados pelo ex-chefe da Casa Civil. Na coluna “Resenha Política”, o articulista Robson de Oliveira mencionou a secretária de Educação, Ana Pacini, como uma das aliadas de Júnior Gonçalves que permanece no governo.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem adotado postura de silêncio diante das ações do governador, enquanto o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero) segue criticando a gestão, cobrando valorização profissional. A postura do governo e a manutenção de alguns nomes ligados a Júnior Gonçalves vêm desgastando a imagem de Marcos Rocha perante a opinião pública.
Namorado
Ainda de acordo com a publicação, um adjunto da Casa Civil, que teria mantido um relacionamento amoroso com outro servidor, estaria confabulando nos bastidores que retornaria ao poder quando Júnior Gonçalves reassumisse seu posto, orientando servidores a permanecerem ao seu lado.
Até o momento, o governo não se manifestou oficialmente sobre as exonerações nem sobre as novas nomeações para os cargos vagos.
A lista dos exonerados
Os nomes dos servidores exonerados incluem:
-
Karem Fonseca de Moura: Cargo de Assessor XIV, CDS-14
-
André Luiz de Souza Ramalho: Cargo de Assessor XIV, CDS-14
-
Isabele Cristine Lazzaretti Rosa: Cargo de Assessor XIV, CDS-14
-
Karla Cabral Cristaldo: Cargo de Assessor XIV, CDS-14
-
João Carlos Dias Nazareth Neto: Cargo de Assessor XIII, CDS-13
-
Caio Magalhães Novaes: Cargo de Assessor IX, CDS-09
-
Vanuza Maria da Silva: Cargo de Assessor VIII, CDS-08
-
Priscila Felipe Pereira: Diretora de Gestão de Municípios, CDS-16
-
Paulo Henrique da Rosa Peres: Diretor de Gestão de Relacionamento, CDS-16
-
Lidiane da Silva Martins: Diretora Política e de Relacionamento Parlamentar, CDS-16
-
Paulo Roberto Gomes da Costa Barros: Diretor Executivo, CDS-1